Empresas apostam em tecnologia para facilitar e agilizar serviços

20Não há dúvida que as mudanças tecnológicas impactam, cada vez mais, no mercado de trabalho e no setor de serviços. Bons exemplos podem ser encontrados em   empresas de contabilidade, que investem em tecnologia para melhorar o atendimento e substituir pilhas de documentos por arquivos digitais.

Em um escritório de contabilidade de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, com acesso às folhas de pagamento de cerca de 200 empresas, a tecnologia tem auxiliado nessas mudanças. Um dos exemplos são as notas fiscais, que são enviadas aos contadores pela internet. Além disso, o uso do papel é cada vez mais raro, inclusive com os “famosos” livros de contabilidade, que foram totalmente substituídos por documentos digitais armazenados em nuvem.

É neste ambiente de mudança que programas de computador e aplicativos são fundamentais. Segundo o presidente da Federação Nacional das Empresas Contábeis, Sérgio Approbato Machado Júnior, as novas perspectivas no setor vão ser discutidas na Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, que será realizado pela primeira vez no Espírito Santo, entre os dias 13 e 15 de novembro.

18ª Conescap

A Conescap é o maior evento da categoria de empresários do setor de serviços do país. A programação, que contará com palestras voltadas para a gestão e inovação tecnológica, é realizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo (Sescon).

A presidente Sescon-ES, Dolores Zamperlini, ressalta que o sindicato está preparando um evento inovador. “A programação está diversificada e é uma oportunidade de aperfeiçoamento tecnológico e intelectual para os participantes, que vão poder verificar novas possibilidades de aprimoramento nos processos de gestão e qualidade nos serviços”.

A hora das startups

O evento também visa aproximar empresários e startups. Esse modelo de negócios que, em  2017 contava com 5.147 empresas, já conta com mais de 13 mil em 2019. Os dados são da Associação Brasileira de Startups (ABSTartups).

A 18ª Conescap, que será realizada no Centro de Eventos de Carapina, entre os dias 13 e 15 de novembro, promete movimentar a Grande Vitória e atrair mais de 2 mil empresários de diversos segmentos.

O tema central da edição deste ano é “A evolução das transformações e seus impactos no setor de serviços”. Dentre os palestrantes confirmados, estão o Head Global da SMB Vtex, Alfredo Soares, e o especialista em startups, franquias e negócios digitais, Pedro Mello. Ambos são referência no universo de novos negócios, marketing, startups e inovação.

A Conescap contará ainda com a participação do economista e apresentador Ricardo Amorim, o futurista Ian Khan, o CEO da Creditas Sérgio, o historiador Leandro Karnal, entre outras referências no assunto.

 

Fonte: Folha de Vitória