As dificuldades do mercado em conquistar profissionais contábeis de qualidade

Os principais fatores que têm demandado mudanças nos segmentos de atuação de empresas que operam no Brasil são: alteração excessiva na legislação, tecnologia, meio ambiente e comportamento do consumidor. Esses elementos de mutação necessitam de reciclagem contínua e de conhecimento em todos os aspectos, haja vista que as empresas que desejam se destacar precisam frequentemente, e de maneira prioritária, obter o que há de melhor de seus colaboradores e fornecedores.

O profissional contábil, que está inserido nesse meio, também passa por constantes mudanças em seu comportamento, devido à expectativa dos clientes ao contratarem esse tipo de serviço de consultoria, os quais necessitam de informações precisas, seguras e rápidas para delinear as melhores estratégicas perante seus concorrentes. Sendo assim, as organizações contábeis têm procurado contratar os melhores especialistas para conseguir atender a essa demanda, num mercado cada vez mais exigente.

Não obstante a isso, com a massificação dos serviços oferecidos por diversos escritórios contábeis é natural que o consumidor, até pela diversidade de opções, queira contratar o melhor e, em contrapartida, pagar o preço de mercado. Cabem às empresas de contabilidadeencontrarem profissionais qualificados, pagando salários competitivos, além de oferecer um vasto pacote de benefícios e outros incentivos motivacionais.

Neste contexto, as organizações têm encontrado cada vez mais dificuldades em selecionar o colaborador ideal. Existe uma enorme barreira entre o profissional gabaritado, que busca mais conhecimento, tem fluência em idiomas como inglês e espanhol,  possui habilidades tecnológicas e técnicas para lidar com tantas modificações,  daquele que ainda resiste em se reciclar para aprimorar o seu currículo.

Desta forma, ocasiona essa defasagem de profissionais e se conclui que há sim uma gama de pessoas em busca de trabalho e que está disponível para encontrar novas oportunidades, inclusive em razão do aumento do desemprego. Porém, uma enorme fatia desses candidatos ainda está despreparada diante de tantas exigências do mercado e do governo, ainda mais com tantas obrigações impostas pelo fisco. Por isso, está cada vez mais difícil encontrar bons profissionais no ramo de contabilidade.

Com o objetivo de superar esse obstáculo de ausência de especialistas, as empresas têm optado por desenvolver um plano de carreiras, aliado a um programa de treinamento e capacitação contínua, a fim de instruir esse trabalhador e a transformá-lo num profissional hábil e atualizado para atender a forte demanda que o atual cenário vem instituindo.

(*) Dilma Rodrigues, sócia-diretora da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria S/S

Fonte: Hexzone